quinta-feira, 17 de abril de 2008

UFRJ, como vamos? - Debate no CFCH

Hoje foi dia de debate sobre o REUNI e as diretrizes do Plano Diretor UFRJ 2020 no auditório do CFCH. O professor Vainer cumpriu o compromisso firmado com estudantes no ato de 10 de abril e se fez presente ao debate. Apesar da grande pressão e dos atos pseudodemocráticos daqueles que se dizem a favor da democracia, o professor expôs seu ponto de vista de forma razoável e equilibrada, coisa que poucos estudantes que tiveram direito à palavra conseguiram fazer.

Tem gente ali que precisa de uma Maracujina com urgência. As pessoas se exaltavam e gritavam sem a menor necessidade. Também acho que tá na hora de deixar de ser criança e ouvir o que o outro tem a dizer. Logo na primeira fala do professor Vainer alguns poucos desajustados já ensaiaram uma vaia. Gente, se nós convidamos o professor pra um debate franco, honesto e democrático, que o façamos assim. Foi questionável o debate nos moldes em que ele foi realizado.

Pra concluir, quero apenas dizer que eu não sou um defensor do professor Vainer, da reitoria, do REUNI ou do Plano Diretor. Sou estudante e luto pelo ensino público, gratuito e de qualidade, portanto acredito que devemos debater com respeito e civilidade ao outro para que se chegue ao que é melhor para a universidade. Radicalismo é coisa de gente ignorante que não sabe negociar.

Aliás, queria destacar a presença da UNE no debate, já que ela mesmo não conseguiu se destacar sozinha. Se ultimamente eu já andava com vergonha da UNE, agora estou mais. Eles mandaram um representante fraco, inexpressivo, que não falava coisa com coisa nem apresentava argumentos convincentes pra nada. O cara foi o primeiro a falar e depois simplesmente não apareceu mais no debate. Nem pra defender a porcaria da Reforma Universitária ele prestava. A UNE realmente precisa rever seus conceitos e (principalmente) suas politicagens, porque do jeito que está é daí pra pior. A desmoralização aguarda logo ali na esquina.

Nenhum comentário: