quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu?

Que seja registrado o dia 10 de abril de 2008.

Um dia de glória para os estudantes desse país!

Ok, não chega a glória, mas um dia de conquistas históricas. Como todos sabemos (ou deveríamos saber) na quinta-feira, 3, o CONSUNI tentou votar a concentração dos cursos da UFRJ na Ilha do Fundão (uma prerrogativa básica do REUNI), mas graças aos apelos do representante do DCE no Conselho, a votação foi adiada em uma semana, o que não é muito tempo...

Mas foi tempo suficiente pros alunos se organizarem e mobilizarem um bom número de estudantes para protestar e pedir um plebiscito pra consultar os estudantes sobre o REUNI.

NÃO CABE A MIM AQUI NO BLOG DISCUTIR SOBRE O REUNI SER BOM OU RUIM. Quem me conhece sabe o que eu penso, mas não é isso que eu quero expor aqui. Apenas quero falar do ato sensacional que nós fizemos na última quinta-feira na reitoria.

Eu fui direto de casa pro Fundão porque pra mim é mais perto, mas vieram dois ônibus da Praia Vermelha e um do IFCS pra se juntar a nós na reitoria. A chegada da galera da Praia Vermelha foi incrível! Quando anunciaram a chegada dos ônibus começamos a ouvir o som da massa, dava pra sentir pelo ar que tinha muita gente chegando. O chão estremecia e quem estava lá sabia que algo grande estava acontecendo. Era a Praia Vermelha se negando a morrer!

Logo depois chegou o ônibus do IFCS e a turba subiu para a reitoria. Tivemos uma grande surpresa ao nos deparar com um corredor cenográfico que transformava a linda arquitetura moderna do premiado prédio da reitoria em um mero edifício de escritórios (mais tarde, descobri que tratava-se de um cenário para um filme francês que vai ser rodado ali (?)). Eu presenciei uma cena que infelizmente não pude registrar em imagens, mas registro aqui agora pra vocês:

Enquanto estávamos no mezanino nos preparando para entrar no Conselho Universiário, eu vi um senhor já de cabelos brancos, do salão da reitoria, nos olhar por entre as frestras das persianas. Aquele homem bem sabia que não estávamos ali de brincadeira. Daí até o "confronto"era uma questão de (poucos) minutos.
Entramos no Conselho. Bandeiras, palavras de ordem e muitos, muitos estudantes. Alguns conselheiros ignoravam a nossa presença, mas fizemos barulho e dissemos porque estávamos ali. Nos fizemos ouvir. Após muito tempo, o reitor tentou dar prosseguimento à sessão, mas um desentendimento com um estudante o fez suspender os trabalhos repentinamente. Bem, se tínhamos ido lá com o objetivo de barrar a votação, conseguimos. Mas não por muito tempo.

Três conselheiros conversaram com os estudantes e dois deles se comprometeram a promover, aqui no campus da Praia Vermelha, um debate aberto sobre o REUNI na próxima quinta-feira, dia 17 (no dia do jogo do Fluzão? Sacanagem!) às 18h. Espero que os todos tomem consciência do quão importante é esse debate para que possamos conhecer melhor o REUNI e apresentar o que nós, estudantes, queremos para a universidade. Mas os próprios professores avisaram que virão aqui como professores da UFRJ, não como conselheiros.
Ainda na reitoria, promovemos um debate onde cada parte expôs sua opinião de forma civilizada e sem interrupções, mas infelizmente eu tive que sair logo porque ainda tinha um problema para resolver no DRE e tinha aula da Nathalie (à qual eu cheguei atrasado). Mas mal sabia eu que esse dia não estava sendo memorável só pra UFRJ. Assim que eu liguei o rádio enquanto esperava o 485, ouvi a notícia de que o reitor da UnB estava se afastando do cargo por 60 dias, após dias de ocupação da reitoria brasiliense.
Enfim, ontem foi um dia maravilhoso. Eu sei que eu era só mais um no meio da multidão, mas eu sinto que eu também fiz a diferença. Voltei pra casa andando nas nuvens. Sentindo que ali naquele dia eu era um cidadão. E como dizia o nosso grito:

Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu?
Aqui está presente o movimento estudantil.

Parabéns a nós!

Nenhum comentário: